A nossa sociedade está cada vez mais envelhecida e o nível de vida dos nossos idosos é cada vez mais precário devido as baixas reformas. A própria velhice traz consigo as doenças da idade que limitam a deslocação destes idosos. A esperança de poderem realizar um último sonho diminui, no abandono e na solidão em que muitos vivem. Todos estes factores contribuem para os níveis altos da infelicidade dos idosos em Portugal. Como tal o Projecto “Sonhos da minha infância”, pretende dar um sorriso a quem há muito deixou de sonhar, devido às dificuldades da vida.
Pretendemos apoiar os idosos:
Futuramente acreditamos que conseguiremos criar uma comissão de protecção de idosos em risco (CPIR).
Este projecto da valor á sabedoria daqueles que fazem parte destes mundo.
Votação | ||
|
Mensagem de reflexão
As Nações unidas declararam o ano de 1999, como o ano dos idosos " construir uma sociedade para todas as idades". Nesse mesmo ano, e por essa ocasião, o Papa João Paulo II dirigiu uma carta aos anciãos, " guardiães de uma memória colectiva", pedindo que se promova urgentemente uma "cultura da ancianidade".
Os responsáveis políticos e sociais devem adoptar medidas de verdadeira defesa e promoção da pessoa idosa. Têm o dever implementar, a respeito dos idosos, o princípio da dignidade (os cidadãos mais velhos devem gozar de todos os seus direitos), o princípio da autonomia (em todos os sentidos e circunstâncias, particularmente na reforma); o princípio do desenvolvimento pessoal (dar-lhe condições para o pleno desenvolvimento); o princípio do acesso aos cuidados (de saúde); princípio da participação (na politica e noutras actividade)