Somos duas futuras assistentes sociais, actualmente alunas do 3º ano de Serviço Social da Universidade Lusíada de Lisboa e no âmbito da disciplina de concepção e gestão de projectos, decidimos criar um projecto inovador a nível social, que vai dar resposta a população idosa.
Sonhos da minha infância foi criada no dia 1 de Abril de 2011 e não tem qualquer fim lucrativo e conta inicialmente com o apoio da Junta de Freguesia de Odivelas.
A nossa principal objectivo é proporcionar a realização de um sonho aos idosos que já deixaram de sonhar. Porque acreditamos que envelhecer pode ser com esperança e dignidade, pretendemos apoiar os sabios (idosos), que em tempos já tiveram grandes sonhos e hoje devido a vários factores não os podem concretizar.
Fátima Carones e Tânia Bragança
Votação | ||
|
Mensagem de reflexão
As Nações unidas declararam o ano de 1999, como o ano dos idosos " construir uma sociedade para todas as idades". Nesse mesmo ano, e por essa ocasião, o Papa João Paulo II dirigiu uma carta aos anciãos, " guardiães de uma memória colectiva", pedindo que se promova urgentemente uma "cultura da ancianidade".
Os responsáveis políticos e sociais devem adoptar medidas de verdadeira defesa e promoção da pessoa idosa. Têm o dever implementar, a respeito dos idosos, o princípio da dignidade (os cidadãos mais velhos devem gozar de todos os seus direitos), o princípio da autonomia (em todos os sentidos e circunstâncias, particularmente na reforma); o princípio do desenvolvimento pessoal (dar-lhe condições para o pleno desenvolvimento); o princípio do acesso aos cuidados (de saúde); princípio da participação (na politica e noutras actividade)